Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

As Cores como Terapia

As cores fazem parte de nossa vida desde o nascimento. Consegue por acaso, imaginar um mundo a preto e branco?
Através da cor, definimos o mundo que nos rodeia, aquilo que nos agrada ou que nos desagrada. As cores influenciam nossa conduta, revelam o nosso estado de espírito, o nosso estado de saúde e até mesmo as nossas emoções.
Algumas cores deixam-nos mais felizes, outras fazem-nos mergulhar na melancolia.
Algumas relaxam, distraem e outras nos ajudam a sintonizar as nossas energias.
A cor está tão presente na nossa vida e no nosso quitidiano,que nem nos apercebemos disso.
A cor é simplesmente, uma sensação provocada pela luz sobre os órgãos da visão, os nossos olhos. Não tem existência material. Só podemos ter percepção das cores na presença de luz.


As cores influenciam directamente o humor das pessoas. Um espaço preto, torna-se pesado, triste e tenebroso. Um espaço branco, sente-se limpo, claro, alegre.
Existem diversas experiências que comprovam a influência das cores no comportamento das pessoas. Há também uma certa padronização de cores no meio de trabalho. Por exemplo, usar cores frias em ambientes onde se trabalha com fornos, cores claras em cabinas de barcos dando a sensação de amplitude.
O fenómeno da cor explicado pela física nos oferece uma elucidação mais científica, enquanto a observação pessoal pode comprovar os efeitos da cor na nossa vida pessoal.
Como experiencia, você pode começar a prestar atenção e observar directamente quais cores afectam a sua sensibilidade,e de que maneira.
Quais cores têm efeito mais positivo ou não, no seu dia-a-dia, no seu humor, na sua produtividade.
Ao longo do tempo, em diversas épocas e culturas as pessoas começaram a se aperceber dos positivos efeitos das cores no comportamento humano e na saude, surgindo assim um metodo de terapia com as cores, denominada hoje em dia cromoterapia .
Esta terapia é empregada desde a Era de Ouro da Grécia e nos saudáveis tempos de luz e cor de Heliópolis, no antigo Egipto.
Sempre venerada nas antigas civilizações da Índia e da China através dos tempos, tem sido empregada a sabedoria da cor para estabelecer o equilíbrio e harmonia, para acalmar e sustentar, para sarar e restaurar e criar outra vez. Todas elas formam expressões para apresentar o único e divino princípio de ondas de luz.
Cromoterapia é, assim, o resultado de técnicas que usam as cores para equilibrar os nossos corpos; é a harmonização através das cores.
Assim como pela falta de ar o nosso corpo morre, pela falta de cor o nosso ser adoece...
Abra os olhos, olhe atenciosamente à sua volta...
Sinta o prazer de podermos ver o mundo com seus incontáveis matizes de cores!

Fonte:http://www.amopintar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário