Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cores frias e Cores quentes

COMPREENDER A TEMPERATURA DA COR...
É fácil fazer confusão sobre a temperatura de cor.

A única certeza é que a temperatura de cor é relativa.
Quando se olha para o círculo cromático, podemos observar, que há um lado referido para as cores quentes com a presença do vermelho, laranja e amarelo e um lado chamado frio com as cores verde, azul e violeta.
O lado conhecido como “quente” no circulo cromático” tem uma mistura das cores vermelho e laranja; o lado “frio” tem uma mistura de azul e verde.
Isto é muito fácil de distinguir no círculo cromático, mas quando se olha para os quadros, é por vezes difícil de reconhecer a diferença. Parte do problema é que as cores a óleo não são como as cores puras do espectro, pelo que, não há padrão de comparação da temperatura das cores.


Esta é a forma que eu utilizo para distinguir as cores num quadro:
Quanto mais perto está uma cor do vermelho-laranja, mais quente esta é; quanto mais perto do azul-esverdeado, mais fria a cor é.
Mas na realidade a variação da temperatura, também depende da direcção, que as cores levam. Assim por exemplo, se eu começar no vermelho-laranja em direcção ao azul esverdeado, então a variação da temperatura, vai do quente ao frio. Quando se faz o oposto a variação vai do frio ao quente.
Portanto, se olhar-mos para as nossas cores e determinar-mos o rumo que elas levam, podemos distinguir as temperaturas das cores.
A maior confusão tem a ver com os pigmentos azuis.
O Azul é reconhecido como uma cor fria no espectro, no entanto, existem muitas variações de azul nas pinturas, e alguns são mais quentes ou mais frios que as outras.
Um dos poucos azuis quentes que existe é o Ultramarine Francês, que pende para o lado vermelho. O Cobalt Blue ou Azul Cobalto, é ligeiramente mais frio porque tem menos vermelho nele. O Azul Phtalo e Azul Prússia são azuis frios, com tendência ao verde.
O mesmo é válido para Cerulean e Manganês Azul. Uma vez que se ultrapassa o azul-esverdeado, porém, havendo mais amarelo na mistura de cores, estas tornam-se mais quentes.
O que é mais importante em todo o caso, é a forma como se usa a temperatura de cor numa pintura.
Na figura superior, encontram-se três exemplos com ênfase na temperatura da cor.
O esboço de Monument Valley enfatiza cores quentes; a cena do celeiro cena é com cores frias; a paisagem da direita mostra como você pode usar contrastantes temperaturas para animar a cor

Nenhum comentário:

Postar um comentário