Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Simbolismo. Pintura simbolista


Simbolismo.  Pintura simbolista

Simbolismo. Pintura simbolista
Simbolismo Gustave MoreauO termo vem do campo literário simbolista. O primeiro uso foi a Moréas poeta em 1885, em seu "Manifesto simbolista" e, posteriormente, aplicado à pintura nova e as intenções dos poetas e pintores foram semelhantes.
O simbolismo é um movimento literário e artes visuais que se originou na França na década de 1880, paralelamente ao pós-impressionismo, e que surgiu em reação à abordagem realista implícita no impressionismo.Ambos impressionismo, como o idealismo eo naturalismo teve problemas acadêmicos identificados com política contemporânea, moral e intelectual. Os artistas de 1885 chateado com a incapacidade da sociedade para resolver esses problemas procurar novos valores com base no plano espiritual.Eles querem criar um assunto para pintar a realidade do tempo, rejeitar o que traz vida diária, a aglomeração de atividade, industrial e degradação.
Ela está criando um estado de desilusão com o positivismo eo cientificismo vigente e descobrir uma realidade além do empírico. Isso contribui Schopenhauer, em sua oposição ao positivismo, insiste que o mundo visível é mera aparência e só se torna importante quando percebemos que através dele expressa a verdade eterna.
Ele não defende a pintar o objeto em si, mas para transcender a outras áreas através da intuição e da contemplação.
Os simbolistas acreditam que a arte é equivalente a uma emoção causada pela experiência. Eles tentam externar uma idéia, para analisar a si mesmo. Eu quero a capacidade de sugerir, para estabelecer correspondências entre os objetos e sensações, o mistério, do ocultismo. Eles sentem a necessidade de expressar uma realidade diferente para o tangível e tendem para a espiritualidade. O símbolo torna-se seu instrumento de comunicação preferindo figuras transcender os mundos material e ideal são sinais e raros. Há uma inclinação para o sobrenatural, invisível, no mundo das sombras.
Revelação de Freud sobre a vida dos sonhos ea existência de uma parte irracional no ser humano é aplicada para o programa simbólico alegando busca interior.
Cultive subjetivismo, anti-racionalismo e superfícies interesse no cristianismo e as tradições. Ambigüidade estudou, beleza hermafrodita, androginia, a femme fatale que estilhaça quando você ama, o comedor de mulheres. Ela brota do mundo do inconsciente e para escapar da realidade toma a forma de um gênio esfinge, sirene spider, ou alados. Os seres que aparecem no mundo dos sonhos será desencarnado.
Preste atenção especial à forma, mas colocar a serviço de ideais que vão além da mera aparência. Realize seus sonhos e fantasias através da alusão ao símbolo e ricamente ornamentada. Às vezes usam cores vivas para realçar o sentido onírico do sobrenatural. Você pode dizer que é uma pintura de idéias, sintético, subjetivo e decorativo. Os pioneiros desta nova pintura são Gustave Moreau, Puvis de Chavannes e Odilon Redon.
Gustave Moreau (1826-1898)
Pode ser considerado o precursor do Simbolismo. É caracterizada por uma linguagem formal de rica ornamentação extraordinária e cor. Texturas pigmento trabalhou muito grossa, então a superfície é irregular. Moreau mundo está cheio de adolescentes andróginos, e personagens perversos e fascinantes mulheres da história sagrada que você se tornar humana e os mitos clássicos.
Em O surgimento relata o surgimento da cabeça de João Batista Salomé. É um trabalho de conteúdo religioso, no entanto, a figura feminina tem uma grande sensualidade e representa a femme fatale.
Simbolismo.  Gustave Moreau
Em Édipo ea Esfinge introduziu um mundo mitológico repleto de significado, seria refletir sobre a essência humana. Outros trabalhos são Piedad , Orfeu , Hercules e Hydra de Lerna ,a dança de Salomé , The Unicorns .
Puvis de Chavannes (1824-1898)
É o mais clássico idéias que você deseja capturar passar para o equilibrado, pacífico. A maioria de seu trabalho são grandes murais para edifícios públicos, feito em óleo ao invés de fresco, que o obrigou a apagar a terceira dimensão.
Sua ênfase sobre o apartamento levou a distorções mais ousados, tanto na perspectiva como na figura. Na década de 1870 fez A esperança , o título já indica que esta não é uma imagem simples, mas uma idéia. É uma figura acessível, visto na academia, mas a serviço de uma idéia. Simboliza paz e de esperança com um tema da guerra franco-prussiana.
Puvis de Chavannes.  Simbolista pintura
Na visão antiga retorna ao mundo mitológico das ninfas, a natureza mostra irreal, idealizada. Transmite paz e tranquilidade. Em o verão mantém a mesma idéia, figuras inertes no serviço da idéia de calma, relaxe.
Odilon Redon (1840-1919)
O interesse no sonho, a fantasia inconsciente e é evidente em seu tema. Sua obra pode ser dividida em duas partes, uma impressora preto e branco ea cores. Para ele, o negro era o príncipe de cores. A aranha sorrindo, O sonho termina com a morte ou o olho como um balão estranho vai para o infinito são exemplos. Este último é um claro precedente do surrealismo. O tema do olho permite a conexão com os surrealistas, mas também uma atitude simbólica. Em suas litografias são metáforas obras de escritores como Edgar Alan Poe, Baudelaire ou Flauvert.
Odilon Redon pintura
De 1895 vem a cor em pinturas a óleo e pastel numerosos. Seu trabalho se torna mais brilhante e alegre e parece que o estudo de flores. Por exemplo, entre as flores Ophelia , Cyclops ouOrpheus .
O simbolismo não pode ser definida como uma unidade de estilo, mas como um conglomerado de jogos individuais de nacionalidades pictórica e limites cronológicos. Nesta linha, podemos encontrar tais figuras tão díspares como Van Gogh, Gaugain, Klimt ou Munch. O simbolismo irá resultar em uma aplicação bonita e diária de profundamente enraizado na arte européia do final de S. S. XIX e início do XX, Art Nouveau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário