Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Memorial da América Latina


Erguido em quase 85 mil metros quadrados, em plena cidade de São Paulo, o Memorial da América Latina é um lugar único no continente americano.
Desenhado por
Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos mundiais, responsável por projetos como o da sede da ONU, em NY, o do Distrito Federal do Brasil - Brasília - e do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Memorial teve as funções e usos de seus prédios definidos pelo sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro.
A Praça Cívica, o Salão de Atos Tiradentes, a Galeria de Arte Marta Traba, o Auditório Simon Bolívar, o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina e o Parlamento Latino Americano são alguns dos prédios que, através de eventos, shows, palestras, e exposições temporárias, procuram estabelecer e manter uma integração entre as nações componentes da América Latina. Outros anexos, como a Biblioteca Latino-Americana e a Videoteca, exibem livros, revistas, jornais, vídeos, cassetes e documentários, com temáticas relacionadas à cultura e às histórias de lutas e conquistas sul-americanas.


Porém, o auge do intercâmbio cultural se dá no Pavilhão da Criatividade. Com uma exposição permanente, o espaço reúne trabalhos artísticos de países latino-americanos, especialmente os com influência pré-colombiana, tais quais México, Perú, Equador, Guatemala e Bolívia. Há ainda alas especiais, para apresentação de vídeos, de exposições temporárias e de arte popular brasileira.
Completando a integração, uma maquete com mais de 1.500 peças modeladas, entre homens, animais, monumentos e edificações, retrata toda a América Latina. Instalada no piso, coberta por um vidro transparente sobre o qual é possivel caminhar, a obra mostra toda a variedade e exuberância da faunas, floras e aspectos sociais que compoem o mundo latino-americano.
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
01156-001 - Barra Funda - São Paulo SP
Telefone: 11 3823.4600
Email:
Este endere%C3%A7o de e-mail est%C3%A1 protegido contra spambots. Voc%C3%AA deve habilitar o JavaScript para visualiz%C3%A1-lo. '> bancodeideias@memorial.sp.gov.br

Website: www.memorial.sp.gov.br

FONTE: http://www.sampa.art.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=146:memorial-da-america-latina&catid=53:museus&Itemid=445

Nenhum comentário:

Postar um comentário