Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 30 de março de 2012

História da Arte na Rússia


A história da Rússia artes plásticas cai em dois períodos distintos, com a fronteira entre ambos marcado pelas reformas de Pedro, o Grande. Esta distinção é extremamente profunda, lidando com os conceitos básicos de percepção artística da realidade. Ícone Pintura Teófanes o Grego Andrey Rublyov antiga russo escultura ocidental influência Academismo tema Nacional de Avant-garde realismo social e moderna

Pintura de ícones


Pintura na Velha Rus surgiram e se desenvolveram em estreita ligação com o ícone de veneração, com base na doutrina da encarnação de Deus. O primeiro ícone na tradição cristã era uma imagem de Jesus, que milagrosamente surgiu em sua vida. É a "Santa Face", ou "Ícone de Cristo não feito à mão", às vezes também chamado de "Véu de Verônica", baseada na lenda de sua criação. A imagem é dito ter sido impressa num véu colocado por Cristo no rosto. Ícone é um meio para a Ortodoxia para indicá-lo como uma verdade claramente visível. Em um ícone forma é divindade transmitida em imagens e não em palavras.
Sem dúvida, o ícone não é uma imagem, mas um objeto sagrado.Ícones são esperados para curar e fazer milagres. Alguns deles foram considerados de uma origem sobrenatural. No entanto, a maioria dos ícones foram criados por seres humanos. Pintores de ícones tinham que ser pessoas de alta ideais morais e da verdadeira fé. Somente pessoas com uma vida interior rica e considerável intelecto pode criar ícones.
Um ícone não representa o que o pintor vê diante de si, mas um protótipo certo.Reverência por um ícone deriva de reverência para com seus protótipos. Daí o seu estilo artístico único que não tem nada a ver com outras artes. Ela não pretende produzir apenas uma impressão estética. Os ícones são destinados tanto para refletir e evocar concentração de oração e serenidade em comunicação com Deus. Explica peculiares dispositivos artísticos utilizados na pintura ícone, tais como perspectiva inversa, um número de pontos de vista no interior do espaço de um ícone, a colocação de objectos hierárquico representado, etc
Pintores de ícones não costumava inventar seus súditos como pintores fazem. Eles seguiram um tipo tradicionalmente estabelecido iconográfica. No entanto, mesmo dentro do contexto das tradicionais temas bíblicos e com todo o respeito pela tradição, antigos mestres sempre foram capazes de enriquecer os cânones.
Tipos Canônicos serviu como um ponto de partida. A arte estava em sua interpretação.Junto com o cristianismo os mestres russos adotaram o estilo de Bizâncio e séculos antiga técnica de pintura. Mais tarde, desenvolveu-se ícone escolas locais Pintura - em Novgorod, Pskov, Yaroslavl, Tver, etc - cada um deles com peculiaridades pintura certas.
O pico mais alto da pintura russa antiga recai sobre os 14-15 séculos, devido a esses mestres notáveis ​​como Teófanes, o Grego, Rublyov Andrey.
Teófanes o Grego foi um artista notável, importante não apenas como o autor das pinturas em circulação, mas também como alguém que exerceu uma grande influência na arte russa nos anos em que seus princípios estavam sendo estabelecidas. Sua arte - apaixonado, dramático, sábia, austera, por vezes tragicamente intenso e freqüentemente sublime deixou uma profunda impressão em seus contemporâneos. Poucas obras do grande mestre sobreviveram. Elas podem ser vistas na Catedral de Moscou da Anunciação. Estes são ícones da Faixa de Deesis representando Cristo Pantocrator (Todo Poderoso), a Virgem, São João, o Precursor, os Apóstolos Pedro e Paulo, São Basílio Magno e São João Crisóstomo, todos os santos mostrados como pedindo ao Senhor para remeter os pecados da humanidade. Ele usou coloração densa e opaca, semelhante aos exemplos da pintura do painel bizantino.
Andrey Rublyov que desempenhou um grande papel na definição das bases de maduro pintura ícone Moscou, deve muito a Teófanes o Grego, seu professor, cuja bela cores e formas puras que ele herdou. No entanto, lírico Rublyov de dom fez dele o antípoda de Teófanes, cujas sombrias, imagens dramáticas eram sempre estranho para ele. Para Rublyov Deus não foi a força terrível e impiedoso, ele foi para a mente comum medieval. Rublyov Deus humanizado e fê-lo parecer mais perto do mundo. Pureza Rublyov de coração se reflete em suas imagens translúcidas sem nenhum traço de tanto os toques excessivamente fantasiosas de arte românica ou a expressividade exagerada de pinturas góticas. Os ícones de irradiar Rublyov aura de delicadeza excepcional. Seu Cristo, seu Paulo, seus arcanjos são dotados de um charme irresistível, uma gentileza em que não há qualquer vestígio de gravidade Bizantino. No auge de seus poderes Rublyov criou o seu ícone mais famoso, o da Trindade (1422 - 1427) em memória de São Sérgio de Radonezh. Este ícone exemplifica a simplicidade de seu estilo habilidoso capaz de transcender limitações pictóricas com idéias espirituais. O ícone conhecido pela sua alta qualidade lírica, rítmica e simbólica foi criado pelo mestre como um símbolo de unidade espiritual e harmonia do povo russo.
Os ícones e afrescos de pintores de Moscou dos séculos 15-16 são caracterizados com pintura suave e harmonia da paleta. Seus dispositivos artísticos encontrados em desenvolvimento dionisii 's ícones e frescos, um atrativo para suas proporções delicadas, cores festivas eo equilíbrio da composição.
Escultura russo antigo , subsistindo em forma de escultura em madeira decorativos e era predominantemente policromáticos (à semelhança escultura européia, foi pintado com têmpera ou cores do petróleo).
Esculpido eram principalmente imagens de santos, com mais atenção para os rostos, enquanto os valores foram abrangidas pelos vestidos e, portanto, parecia plana.

Influência ocidental


A partir da pintura do século 16 meio ícone russo cai sob a influência da arte européia ocidental pictórica. Cortesão escola de pintura ícone fica a regimes enredo europeus.
O falecido 16 - início do século 17 marcou o desenvolvimento da escola Stroganov, que consistia principalmente de mestres czar judiciais e era peculiar pela sua atenção finesse de paleta, elaborado para o detalhe ea tendência para decorativismo e "beleza" da pintura.
A segunda metade do século 17 viu o surgimento de ícones com elementos da pintura europeia: tintas a óleo, esforça-se de luz e sombra e modelagem maior verossimilhança ao retratar as pessoas ea natureza. O representante mais famoso dessa tendência é Simon Ushakov (17 século). Este foi também o tempo das primeiras tentativas de criar um retrato secular - os chamados parsunas .
Renovado interesse por ícones como uma grande arte desenvolvida no início do século 19 em conexão com a limpeza de antigos ícones escurecidos e revelando sua verdadeira paleta.Princípios artísticos de pintura de ícones foram criativamente aplicada tanto pelo russo individual (V. Vasnetsov, M. Nesterov, K.Petrov-Vodkin) e estrangeiros (A.Matiss) e artistas avant-garde escolas.

Academismo


No dia 18 - início do século 19 a arte pictórica na Rússia impulsionada por demandas culturais da sociedade, abrange todas as etapas principais da arte ocidental: barroco, classicismo e romantismo. O papel de liderança neste processo pertence a pintores e escultores estrangeiros convidados para a Rússia, mas já durante o reinado de Elizabeth I, aparecem talentosos e altamente qualificados mestres nacionais. Desde o academismo meados do século 18 torna-se a tendência predominante, com sua austeridade do desenho, regras rígidas de composição, convencionalidade da paleta, o uso de cenas da Bíblia, história antiga e mitologia. No entanto, as maiores conquistas deste período foram obtidas no retrato em vez de pintura histórica (A.Argunov, A.Antropov, F.Rokotov, D.Levitsky, V.Borovikovsky, O.Kiprensky). O mestre russo de excelente primeiro retrato escultórico foi F.Shubin.
O apogeu da escola acadêmica cai na primeira metade do século 19. As pinturas de Karl Bryullov são notáveis ​​para a mistura de classicismo acadêmico com o romantismo, a novidade do assunto, o efeito dramático do plástico e chiaroscuro, a complexidade da composição e virtuosismo brilhante do pincel. O primeiro a entrar no caminho da criação livre e não convencional, ele despertou profundo interesse no público e elevou o papel social do artista.Alexander Ivanov obras que ostentam o sabor da sua doação para a manutenção do ideal, superar os estereótipos de técnica acadêmica. Mais tarde, as melhores tradições do academismo encontrar o seu desenvolvimento nas fotos históricas colossais por G.Semiradsky.
Na escultura as convenções do classicismo foram sacudidos por Nikolai Pimenov, cujo Boy jogando em dibs foi estimada por Alexander Pushkin como o nascimento de "escultura popular" e por I.Martos, com as suas obras transmitir as características atuais da realidade e adquirir real soando.

Tema Nacional


Aspirações sociais dos anos 1860 - 1870 despertar o interesse dos artistas na vida popular. O ano 1872 viu a fundação daAssociação de exposições itinerantes como um contador para a Academia de Belas Artes. Os Wanderers famosos (entre eles Ilya Kramskoi, G.Myasoedov, K.Savitskiy, I.Pryanishnikov, V.Makovskyi, I.Yaroshenko e V.Perov) recorrem à pintura de gênero aquisição de um carácter exposal em suas obras.
A mudança para temas nacionais resultou em um florescimento inédito da pintura histórica e militar. Genuínas obras-primas desses gêneros foram criados por V.Surikov, Ilya Repin, Ge Nikolai, Vasnetsov V., V.Vereshchagin, F.Rubo.
Composição não cunhado e veracidade histórica são combinadas com o uso habilidoso de abundantes dispositivos artísticos na interpretação das imagens históricas e eventos. O tema histórico tem um poderoso som na escultura, bem como (P. Antokolskyi).
Esses anos viu a abertura das primeiras galerias nacionais; obras de artistas russos começam aparecer regularmente em exposições internacionais e mostras de arte estrangeira.


Atingir independência criativa no século 19, pintura russa desenvolve no tideway de europeus artes plásticas. Pintura de gênero dá lugar a paisagem. Esforços para tornar o ar ea luz e ar puro trabalho, que são características do impressionismo, podem ser vistos em pinturas de F.Vasiliev, I.Levitan, V.Polenov, V.Serov, K.Korovin, V.Kuinji e A.Arkhipov . Simbolismo, neoclassicismo e moderno tem uma influência considerável sobre A.Vrubel e artistas do mundo da arte (A.Benua, L.Bakst, E.Lansere) e da Rosa Azul (S.Sudeikin, N.Krymov, V.Borisov- Musatov)

Vanguarda


Os anos 1910 são notáveis ​​para o nascimento da vanguarda russa procurando transfigurar o básico do básico de arte até a negação da própria arte. Toda uma gama de artistas e grupos artísticos criar novas escolas e tendências que vêm para determinar o desenvolvimento da arte do mundo - são o suprematismo (K.Malevich), improvisação estilo e abstracionismo (V.Kandinsky), raionismo (Larionov), etc Entre os outros artistas, mais difíceis de classificar ou de "compartimentalizar", foram Filonov e Chagall (o fundador do expressionismo); eles ficaram à parte do resto, não tanto por causa da direção essencial das suas obras como por causa de seus métodos e fontes particulares de inspiração.Consubstanciado na ascensão e queda dessas correntes artísticas ", a idéia de renovação da arte como uma força socialmente ativa" manteve-se forte e serviu como um fator unificador para os artistas da vanguarda russa. Lotes de vanguardistas continuou seu trabalho na Rússia soviética, mas muitos foram para o exterior A década de 1920 viu a expansão do construtivismo (V.Tatlin), que apresentou a tarefa de construir o espaço material para criação de formas lógicas e funcionais. Ao mesmo tempo os princípios estéticos e sociais da avant-garde sofrer uma transformação - agora os artistas revelam o interesse pela vida e ambições para reconstruí-la com meios artísticos.
Escultura nestes anos não é mais identificados com os plásticos, mostrando a tendência para processar o carácter escultural de formas mecânicas. O contraste entre a plasticidade e formas geométricas mistura, revelando oportunidades inéditas para o projeto industrial.

Realismo social e moderno


Na década de 1930 artistas de vanguarda sofrem com a pressão soviética ideológica, pois eles são mais e mais frequentemente acusado de formalismo e indulgência dos gostos burgueses.
Entreguem-se a doutrina oficial artística da social da arte prejudica o realismo de muitos pintores russos. No entanto, as obras de I.Grabar, P.Korin, A.Deineka, Saryan M., K.Yuon, M.Grekov, M.Gerasimov e M.Plastov representam feliz combinação de tradições realistas com as realizações da moderna - principalmente os de impressionistas e Cézanne.
Os anos 1960 marcam o renascimento da vanguarda russa. Reconhecimento internacional é adquirida pela arte de O.Tselkov, V.Nemukhin, I.Shelkovsky, Rabin O., A.Zverev, M.Shemyakin, L.Sokov, E.Neizvestnyi. Alguns desses artistas seguido ou restaurados os princípios das escolas já existentes e as tendências, enquanto outros criaram novos, como conceptualismo (Ilya Kabakov) e SotsArt (Komar, Melamid).
"Permitido", ainda não parte para-governemental da arte soviética da década de 1960 é representado pelos artistas do chamado "estilo austero" (T.Salakhov, S.Popkov).

Vera Ivanova

Fonte: http://www.russia-ic.com/culture_art/visual_arts/170/#.T3YPB2GPWPY

Nenhum comentário:

Postar um comentário